segunda-feira, 2 de maio de 2011

Páscoa - Bacalhau Cremoso

Olá leitor(a),

Depois de muita insistência, resolvi criar um blog e apresentar as receitas que faço em casa.
Para estrear este blog, vou inserir a receita que fez sucesso aqui em casa [rs], na Páscoa: Bacalhau Cremoso (Sim na Páscoa, porque na Sexta-Feira Santa fiz outra coisa =P e posto depois). Foi simples de fazer, porém um pouco demorado, porque se você não tem uma cozinha grande (ou vive numa Kit como eu), sabe que é difícil fazer tudo ao mesmo tempo (mas mesmo assim eu faço kkk). Garanto que a espera, vale!! Ow se vale. Meu namorado amou demais!!! Bom, mesmo não estando mais na época de Páscoa, sugiro que tente fazer este prato, é divino! ( Galera, aproveite que o bacalhau está um pouquinho mais barato fikfik).

Segue a foto, depois de pronto. Não liguem pois eu fiz na forma mesmo e como eu estou ainda em processo de mudança (coisas para comprar, colocar etc), fiz onde deu mesmo.




Bacalhau Cremoso. 


Ingredientes:
1/2 kg de Bacalhau Porto;                                    
1 cebolas grandes;
2 dentes de alho esmagados;
10 colheres de sopa de Azeite Extravirgem;
Farinha de rosca.
1 colher de chá de Curry
Molho Inglês [para fritar com a cebola e o alho]
Salsinha à gosto;
Cebolinha à gosto;
Para o purê de batatas:
10 batatas grandes;
1 colher de sopa de manteiga;
1 copo de leite;
Queijo ralado;
Sal.
Para o creme branco:
2 copos de leite;
1 caixinha de creme de leite;
1 colher de sopa de manteiga;
3 colheres de sopa de farinha de trigo;
Queijo ralado;
Sal.
Modo de preparo:
Antes de iniciar o preparo, dessalgue o bacalhau: - Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com água e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse período troque de água pelo menos três vezes. Depois coloque as postas numa panela com água, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo é bem eficaz para não deixar que as postas se desmanchem caso você faça três ou quatro fervuras seguidas-. 

Coloque o azeite numa frigideira e doure a cebola picada e o alho, a seguir jogue molho inglês para dar um sabor diferente. Em seguida adicione o bacalhau desfiado e refogue por alguns minutos. Adicione também um pouco de Curry ou tempero ao seu gosto. Desligue o fogo e reserve.

Para confeccionar o purê é muito simples. Primeiro, cozinhe e amasse as batatas com sal. Depois leve à um refratário e adicione a manteiga, o queijo ralado e o leite. Mexa bem e reserve. Para o creme branco, adicione numa panela o leite, a manteiga, a farinha e leve ao fogo até engrossar. Quando o creme estiver nesse ponto desligue o fogo, adicione o creme de leite, o queijo ralado e ajuste o sal; reserve.

Num pirex de vidro untado com um pouco de óleo começamos a montar as camadas da seguinte forma: purê de batatas, bacalhau e creme branco. Dependendo do recipiente você conseguirá fazer duas ou três camadas. Por último, polvilhe a farinha de rosca e o queijo ralado; leve ao forno por aproximadamente 30 ou 40 minutos. Porém, antes de servir não podemos esquecer de um ingrediente: um bom azeite 
extra virgem para regar generosamente as porções.

Dica de azeite:

Minos - Azeite Grego 


Este azeite recebi de presente do meu pai. Olha, uma delícia!
Uso-o somente para pratos especiais, nos pratos cotidianos eu prefiro usar o azeite Maria [não gosto usar muito o óleo, portanto troco-o pelo azeite], pois tem um cheiro MUITO forte de azeitona e isso me enjoa muito.

Procure no hipermercado Extra, pois tem este azeite e não é muito caro [ se tiver sorte pega a promoção de 3 a 5 reais a unidade]. Se não encontrar, use o Hacienda - espanhol, é um ótimo azeite também!!!


Bom, fico por aqui e espero aparecer em breve para novas receitas e mudar o layout rs.

Beijos a todos!!!


Fabíola